top of page
Centro de Estudos.png

Centro de Estudos Druídicos

O Centro de Estudos Druídico da ATDL é uma unidade de investigação e formação inaugurada no ano 2017 pelo Arqui-Druida Adgnatios como resposta ao crescente interesse por parte de inúmeras Universidades em todo o país e no estrangeiro pela nossa Tradição. Dando força à premissa de que “só estudando se ensina”, o CED não poderia deixar de ser um ‘Centro de Estudos’, não só porque não faria sentido ser de outro modo, mas, fundamentalmente, porque ‘habitam’ na ATDL muitas pessoas cuja formação académica estabelece conexão com a nossa Tradição: Filosofia, História, Arqueologia, Literatura e etc. Para além da realização de palestras, conferências e oficinas de estudo, o CED superintende cientificamente todos os cursos ministrados pela ATDL e é atualmente responsável pelo desenvolvimento da «Revista da Tradição Lusitana». Quer em edições universitárias, quer em revistas de renome, quer mesmo em livros ou até em teses, do CED tem vindo a emanar um assinável contributo sob a forma de importantes publicações que direta ou indiretamente fazem referência às nossas descobertas ou a conclusões extraídas do nosso labor investigativo. Como o nosso site é para nós um importante veículo de partilha, aqui iremos apresentar uma oferta digital de ensaios que se podem considerar uma pequena parte de um maior acervo deste Centro de Estudos. Para além dos conteúdos constantes da «Revista da Tradição Lusitana», aqui fica uma amostra das publicações resultantes da nossa investigação:

 

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

COMUNICAÇÕES, CONFERÊNCIAS, PUBLICAÇÕES E OUTROS

 

COMUNICAÇÕES:

 

  • “O Caminho como Movimento Humano de Espiritualização - Da Infravivência à Supervivência ou Significâncias de sentido Sagrado na Espiritualidade Druídica” ao Colóquio «Os Caminhos do Caminho», organizado pelo Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, formato online via Zoom, [2021]. Aguarda publicação.

 

  • “O Sagrado na Tradição Druídica” comunicação ao «Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima», organizado pela Junta de Freguesia de Fátima e pelo Movimento Internacional Lusófono - Revista Nova Águia - realizado em Fátima [2017]. Publicada em livro de ensaios - Editora Zéfiro.

 

  • Jus Spiritum Atlanticum: da Saudade como sentimento radical em Teixeira de Pascoaes a uma Askesis Espiritual por via da Grande Serpente Cósmica ou o Arquí-Passível em Philéas Lebesgue”, ao Congresso Internacional «Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão», organizado pelo CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelo Instituto Europeu de Ciências da Cultura Pe. Manuel Antunes, pela CIDH – Cátedra convidada FCT/Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização e pela Câmara Municipal de Amarante – realizado em Amarante [2017]. Publicada em livro de ensaios – Universidade de Lisboa - CLEPUL e Colibri.

 

  • “A Saudade: Metalepse Anagógica ou Enlevamento Kairológico”, ao «V Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade», organizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e pela Universidade de Santiago de Compostela (Facultade de Filosofía: Departamento de Lóxica e Filosofía Moral) – realizado em Vigo, na Biblioteca Pública de Vigo [2017]. Publicada em livro de ensaios – Instituto de Filosofia Luso-brasileira e Zéfiro.

 

  • “O Gnosticismo Agnóstico em Alberto Caeiro”, ao «I Congresso Lusófono sobre o Esoterismo Ocidental», organizado pelo Departamento de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – realizado em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias [2017]. Publicada em atas.

  • “O «Realismo Mágico» para uma Realização da Virtude Lusitana”, ao «I Congresso Lusófono sobre o Esoterismo Ocidental», organizado pelo Departamento de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – realizado em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias [2017]. Publicada em atas.

 

  

CONFERÊNCIAS:

 

  • “A Saudade como Protensão dos Atos Totais ou Supervivência de Experiências Sagradas”, no «VI Colóquio Luso-Galaico sobre a Saudade», organizado pelo Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, Instituto de Filosofia da Universidade do Porto (RG “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”), Centro Português de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela (Faculdade de Filosofia: Departamento de Filosofia e Antropologia), Universidade Católica Portuguesa (CEFi: Centro de Estudos de Filosofia – Porto), MIL: Movimento Internacional Lusófono, Revista NOVA ÁGUIA – realizado em Lisboa, em Xuventude de Galicia: Centro Galego de Lisboa [24\05\2018]. Publicado em atas.

 

 

 PALESTRAS:

 

  • A convite Câmara Municipal de Montalegre e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias: “Atäegina, Deusa Misteriosa e Salutífera - Manifestações e Mistérios dos Arquétipos do Sagrado Feminino”, na «IX Jornadas Galaico-Portuguesas», organizadas pela Junta de Freguesia de Pitões das Júnias realizadas e pela Sociedade Antropolóxica Galega (SAGA) – realizadas em Pitões das Júnias, no auditório da Associação para o Desenvolvimento de Pitões [2\05\2021].

  • A convite Câmara Municipal de Montalegre e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias: “Das Raízes ao Reerguer da Tradição Lusitana. Viagem pela Céltica até ao CDL”, na «VIII Jornadas Galaico-Portuguesas», organizadas pela Junta de Freguesia de Pitões das Júnias realizadas e pela Sociedade Antropolóxica Galega (SAGA) – realizadas em Pitões das Júnias, no auditório da Associação para o Desenvolvimento de Pitões [5 \05\ 2019].

  • A convite da Escola de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Universitário de Lisboa “Consciência Social: Trama de Poderes, Deveres e Vontades”, organizada pela Escola de Ciências Sociais e Humanas do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) [11 de Abril de 2018].

 

  • A convite Câmara Municipal de Montalegre e da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias: “Ética Espiritual Celta – Valores intemporais para Tempos actuais”, na «VI Jornadas Galaico-Portuguesas», organizadas pela Junta de Freguesia de Pitões das Júnias realizadas e pela Sociedade Antropolóxica Galega (SAGA) – realizadas em Pitões das Júnias, no auditório da Associação para o Desenvolvimento de Pitões [2017]. Aceite para publicação – Sociedade Antropolóxica Galega.

 

 

ARTIGOS:

 

  • PINTO, Joaquim, (2021) “Prolegómenos sobre a ordem anti-entrópica: a vida como insurgência face ao nada”, publicado em Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI, nº 27, 1º semestre de 2021, pp. 202-207 – ISSN: 1647-2802-27.

 

  • PINTO, Joaquim, (2018) «Filosofia Prática das Essências ou uma Teoria dos Referenciais para um Autoconhecimento Prático», publicado em Revista Plural-Idades nº 3, 2º semestre de 2018, pp. 161-185 – ISSN: 218-390-42.

 

  • PINTO, Joaquim, (2017) «Opúsculo Selecto para uma Espiritualidade Lusitana: da Deusa Atlântica ou uma Exortação ao Espírito Lusitano», publicado em Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI, nº 18, 2º semestre de 2016, pp. 175-192 – ISSN: 1647-2802-18.

 

  

CAPÍTULOS E ENTRADAS:

  

  • PINTO, Joaquim, (2019) «A Saudade como Protensão dos Actos Totais ou Supervivência de Experiências Sagradas», António Braz Teixeira, Celeste Natário, Jorge Cunha e Renato Epifânio [coord.], publicado em Sobre a Saudade – VI Colóquio Luso-Galaico, Zéfiro, Lisboa, pp. 135-142 – ISBN: 978-989-677-166-9. (resultou de comunicação em encontro científico)

 

  • PINTO, Joaquim, (2019) «A Experiência do Sagrado na Tradição Druídica», em Tabula Rasa – 2º Festival Literário de Fátima – A Literatura e o Sagrado, Renato Epifânio [coord], Lisboa, Zéfiro, pp. 133-151 – ISBN: 978-989-677-170-6. (resultou de palestra em Festival Literário)

 

  • PINTO, Joaquim, (2018) «A Saudade: metalepse anagógica ou enlevamento kairológico», António Braz Teixeira, Celeste Natário e Renato Epifânio [coord.], publicado em Sobre a Saudade – V Colóquio Luso-Galaico, Zéfiro, Lisboa, pp. 135-142 – ISBN: 978-989-677-1560. (resultou de comunicação em encontro científico)

 

  • PINTO, Joaquim (2017) «Jus Spiritum Atlanticum: da saudade como sentimento radical em Teixeira de Pascoaes a uma Askesis por via da Grande serpente Cósmica ou o Arquí-Passível em Philéas Lebesgue», Annabela Rita, José Eduardo Franco, Sofia A. Carvalho [coord], publicado em Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão Vol III, Lisboa, Colibri, pp. 63-72 – ISBN: 978-989-689-653-9. (resultou de comunicação em encontro científico)

 

  • PINTO, Joaquim, (2017) «O Gnosticismo Agnóstico em Alberto Caeiro», publicado em Actas I Congresso Esoterismo Ocidental pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Janeiro de 2017, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, pp. 20-29 – ISBN: 978-989-757-048-3. (resultou de comunicação em Congresso Internacional)

 

  • PINTO, Joaquim, (2017) «Clareiras no Céu aberto: ou o Cimo Branco onde o ser Divino, em silêncio, se respira - Um opúsculo sobre o pensamento teo-teleológico de António Ramos Rosa», in Celeste Natário [coord], O Céu é apenas um Disfarce Azul do Inferno, Porto, Ed. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2016, pp. 77-79 – ISBN: 978-989-8648-89-1.

 

  • PINTO, Joaquim, (2017) «La Sabiduría Celta: la Luz del Camino» [A sabedoria Celta: a Luz do Caminho], in José Barrientos [coord] Sabidurías del Mundo – Mundos de la Sabiduría, Sevilha, Liber Factory, pp. 49-71 – ISBN: 978-84-9949-692-4.

  • RIBEIRO, Helga, (2017) «O "Realismo Mágico" para uma Realização da Virtude Lusitana», publicado em Actas I Congresso Esoterismo Ocidental pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Janeiro de 2017, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, pp. 5-19 – ISBN: 978-989-757-048-3. (resultou de comunicação em Congresso Internacional)

 

 

LIVROS:

  

  • PINTO, Joaquim, Pelos Trilhos da Sabedoria: Oriental e Celta, Lisboa: ed. Indeport - ISBN: 978-989-9853-16-4.

 

  • _ Filosofia da Espiritualidade, Lisboa: Indeport – ISBN: 978-989-9853-15-7.

 

  • _ As Montanhas de Palinga, Lisboa: ed. Indeport – ISBN: 978-989-9853-11-9.

 

  • _ O Sonho, Lisboa: edit. Bubok – ISBN: 978-846-8607-23-8.

 

  • _ Espiritualidade Hiperbórica, Lisboa, ed. Bubok – ISBN:978-846-8610-23-8.

 

  • _ A Teoria Dos Substratos, Ed. Autor – ISBN: 978-989-9709-70-6.

  • RIBEIRO, Helga, Manual de Defesa Energética, Lisboa: ed. Indeport - ISBN: 978-989-98531-2-6.

 

 

COORDENAÇÃO DE PUBLICAÇÕES:

 

  • Joaquim Pinto, Renato Epifânio e Rodrigo Sobral Cunha [coord.] (2017) «Simpósio Temático Raízes e Horizontes do Gnosticismos Português», Vol. VIII, Inserido nas Atas do I Congresso Lusófono do Esoterismo Ocidental, organizado pelo departamento de Ciências das Religiões da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado em Lisboa, na, Lisboa, Editado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ISBN: 978-989-757-048-3.

 

  

EDIÇÕES:

 

  • Druida Adalthena (2023), Plantas e Ervas Sagradas da Tradição Celta - Simbolismos e Terapias, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-5-7.

  • Arqui-Druida Adgnatios (2023), Opúsculo Teogénico da Tradição Druídica – Dos Caminhos (In)Criados de Nwyre, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-4-0.

  • Arqui-Druida Adgnatios (2023), Animais Sagrados da Tradição Celta - Simbolismos e Significados Oraculares, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-3-3.

  • Arqui-Druida Adgnatios (2023), Árvores Sagradas da Tradição Celta - Simbolismos e Incensos, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-1-9.

  • Arqui-Druida Adgnatios (2023), Tríades Lusitanas – Ensinamentos intemporais para tempos atuais, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-0-2.

  • Arqui-Druida Adgnatios (2023), Deidades da Lusitânia – Invocações, Preces e Rituais, Almada: Ed. ATCL - Aisthesis - ISBN: 978-989-35154-2-6.

  • REVISTAS:

 

  • Revista da Tradição Lvsitana (2023), Nº 12, 2º Semestre, (En)Cantos e Narrativas da Ancestralidade.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2023), Nº 11, 1º Semestre, Fontes de Água Lustral.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2022), Nº 10, 2º Semestre, No Espírito do Bosque Sagrado.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2022), Nº 9, 1º Semestre, Sementes de Luz da Aurora dos Tempos.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2021), Nº 8, 2º Semestre, Caminhos de Druidade: Significâncias e Sentido Espiritual.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2019), Nº 7, 2º Semestre, A Egrégora Céltica: Peregrinações e Reencontros.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2019), Nº 6, 1º Semestre, Significâncias, Mistérios e Narrativas na Tradição Céltica.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2018), Nº 5, 2º Semestre, A Supervivência do Sagrado.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2018), Nº 4, 1º Semestre, Lumes e Costumes na Tradição Céltica.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2017), Nº 3, 2º Semestre, O Redespertar da Pan-Céltia.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2017), Nº 2, 1º Semestre, A Espiritualidade Atlântica.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2016), Nº 1, 2º Semestre, A Luz da Hiperbórea.

  • Revista da Tradição Lvsitana (2016), Nº 0, 1º Semestre, A Alquimia da Alma.

 

bottom of page