top of page

Elevação de /|\ Adgatia Vatos e /|\ Gaisos a Druidas Regulares da Expressão Lusitana da Tradição Pri


A Sabedoria Lusitana não é somente o conhecimento,

mas saber o que fazer com esse conhecimento

/|\ Adgnatios

A minha casa é paisagem, como eu sou árvore

Pascoaes

/|\ Adgatia Vatos e /|\ Gaisos foram elevados ao druidicado regular durante o Solstício de Verão de 2019, como reza a Tradição Primordial, no ritual de Tan Tad. Vindos, como dois pequenos afluentes, de diferentes experiências, histórias de vida e formações académicas, aportaram, ambos, ao grande Rio da Tradição Céltica Lusitana no Centro Druídico da ATDL, no Alentejo.

/|\ Gaisos atravessou, literalmente um Oceano para aqui vir desaguar. No Brasil, onde nasceu, fundou Caer Ynis, a Clareira Coré-Tyba e, juntamente com o Arqui-Druida da Lusitânea, /|\ Adgnatios, a Assembleia Druídica Brasiliana (ADB). Organizou, no Brasil, a primeira e a sexta edição do Encontro Brasileiro de Druidismo e Reconstrucionismo Celta. Desde sempre focado no estudo das tradições celtas, a escrita de artigos, os Encontros com Assembleias e Comunidades irmanadas numa vivência autêntica e esclarecida da Tradição Primordial. /|\ Adgatia Vatos tem dedicado a sua vida ao ensino e à investigação da cultura, da literatura e da filosofia lusitanas célticas, ensinando, palestrando e escrevendo ensaios e poesia votados à redescoberta e preservação das mais remotas origens da Tradição Primordial.

A ATDL regozija-se pelas suas elevações e deseja que continuem ambos pautando os seus Caminhos e Ofício, sob o mote da tríade


«Três são os dons de um druida:

- Inspirar pela força dos seus atos,

- Curar com o amor de seu coração,

- Transformar com a sabedoria das suas palavras.»

para que possam ser druuid, uma qualidade que alguns dos nomes dos bosques e das árvores dizem: vid e drus, sabedoria (ciência e arte) e força (constância, manutenção de valor), sabendo-se ainda e sempre, eternas sementes, … para que possam transcender os limites das pequenas e vulneráveis, mas determinadas, sementes, cumprindo a sua vocação de virem a ser árvores e de o serem em Comunidade de Bosque, confiando na sabedoria da Natureza que desabrocha as flores e amadurece os frutos para que as sementes tombem dos ramos em devido tempo, se adentrem na Terra e dela brotem e frutifiquem, vivificadas pelas raízes da floresta.

Destaques
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page