Durvate Mor /|\ Milésio

Irmandade Druídica Galaica, Galiza
11 Janeiro, 2017

Fluvius Dourus dividens Gallaecia et Lusitania, diziam os romanos. Mas a nossa aliança foi paga com sangue desde aquela afirmação, além e aquém do Douro, entre os nossos Povos. Há inúmeras evidências da continuidade cultural, linguística e de crença entre nós, não é nada novo, mas chegadas aqui talvez o mais importante agora é não esquecermos que “A tradição não é a história. A tradição é a eternidade” (Castelão). Nesse porvir é onde, desde a Irmandade Druídica Galaica, queremos continuar a encontrar o nosso reflexo no espelho que representa a velha Lusitânea e a boa gente da ATDL.

Ard Bandrui /|\ Fial Fiach Bán

Hermandad Druid Dun Ailline, Espanha
15 Dezembro, 2016

Como druida, se que el camino para recuperar la creencia es largo. Muchas son las sendas que se abren bajo nuestros pies, arduo es el trabajo que nos espera: recuperar, proteger y transmitir. Que lo que fue vuelva a ser. La lucha contra aquellos que quieren lucrarse y pervertir las Antiguas Costumbres, la Antigua Tradición, modificándolas a su propio criterio y conveniencia. Mis queridos compañeros de ATDL, mi querido Adgnatios, te llamo hermano, pues ¿no procedemos ambos de antepasados comunes?. La antigua Lusitania se hermana con la antigua Celtiberia, porque ¿acaso no llevan todos los caminos al mismo gran Centro? Largo es el camino, y agotadora es la lucha que os espera, que nos espera. Pero aquí estamos, junto a nuestros hermanos Lusitanos, para acompañaros y ayudaros. Sosteniendo juntos la Triple Espiral.

Ard Drui /|\ Con Connor

Celtic Druid Temple, Irlanda
17 Janeiro, 2017

The modern Druids of Lusitania walk a natural path with inner peace and a smile on their faces. This Druid group is focused on connecting to what is real in the highest spiritual sense and work or co-operate together as a big family. On their visit to the Celtic Druid Temple for the Gathering of the Inaugural meeting of the Celtic Druid Alliance (Sept 2016) they sought out opportunities to help out with every aspect of the event. They are serious about who they are individually and about what they do as a Druid group. We are very pleased to have their friendship and look forward to future Gatherings with ATDL.

Druida Pendragon /|\ Ersus Belitanus

Clareira Melindör Lusitani, Portugal
01 Janeiro, 2017

Veicular um testemunho sobre ou acerca da ATDL é duplamente fácil e duplamente difícil. Difícil, porque tudo aquilo que de positivo sobre ou acerca da ATDL eu possa dizer, estará sempre, por defeito, uma vez que as palavras não conseguirão reproduzir fielmente o que desejo apresentar, privado do sentimento com que escrevo este testemunho, pois trata-se do meu Lar Espiritual, ao qual pertenço e sinto pertença, e onde eu desenvolvo os meus passos no Caminho da Evolução; fácil, no sentido em que me refiro a uma gente que muito bem conheço e com os quais privo sempre que tal se possibilita. Na ATDL, mais do que me resgatar a mim mesmo, participo com os meus Irmãos no resgate e actualização de uma Tradição que muito me é cara e a cada dia mais cara se torna. Na esperança de continuarmos a caminhar juntos, aqui envio um abraço fraterno a todas a minhas Irmãs e Irmãos da ATDL e a todos os nossos amigos desta Tradição que nos une na diversidade. Bem Hajam todos.

Gaesum Bach

Clareira Druídica Coré-Tyba, Brasil
31 Janeiro, 2017

Foi no Imbolc boreal de 2012 na Clairière Bellovaque que tive a grande honra e o grande prazer de conhecer pessoalmente dois druidas que influenciariam muito meu caminho na senda da Tradição: o Uerdruui /|\Lanon da Lutécia e o Endre /|\Adgnatios da Lusitânea. Venho portanto acompanhando o trabalho da Assembleia da Tradição Druídica Lusitana desde mesmo antes de seu nascimento e com uma proximidade crescente, hoje posso dizer que me sinto acolhido por meus irmãos e irmãs ultramarinos. Neste período, a pequena bolota germinou, cresceu e vem tornando-se um frondoso Sobreiro; um porto seguro para aqueles que estão em busca da antiga e autêntica Tradição Primordial Hiperboreana. E na realidade eu sei que isso tudo que a ATDL conquistou nos últimos anos é apenas o começo. Os deuses são justos e tenho certeza que recompensarão com seus dons a estes irmãos que tanto se dedicam em sua jornada. Que a ATDL possa, em Amor, Força e Sabedoria, seguir sendo este Farol que ilumina o caminho de tantos navegantes em Immram!

Joanna do Arco

Tribo da Onça Parda, Brasil
31 Janeiro, 2017

Estamos aqui no Brasil, no Estado de São Paulo, na Cidade de Jundiaí...entretanto, hoje, percebendo a história da Onça, vemos que apenas um ou dois dos membros da tribo, são de Jundiaí, ou melhor, seus antepassados vieram da Europa direto para Jundiaí.
Isso faz de nós uma tribo de forasteiros, uma tribo inquieta que busca seu lugar entre os tantos outros forasteiros, mas que aos poucos já entende que essa busca está em si mesmo, em ter a pertença em si de seu território espiritual e emocional.
Foi assim que, ligados cada qual à sua busca fomos nos formando e nos juntando em uma busca única, pois os ideais eram os mesmos, e desta forma este único coração “sentiu” a necessidade de buscar mais e mais e assim, passo a passo na trilha, as buscas cruzaram o Atlântico e qual não foi a surpresa em encontrar parentes de alma, que conjugavam o mesmo verbo com o mesmo ardor e insistência, numa construção do Caminho Antigo, baseados na inconformidade e na insubordinação de regras estabelecidas por um povo dominador que aculturou todo um sistema de crenças e costumes da Ibéria, resgatando pendores, sagas e heróis que emblematicamente guiaram nosso povo ontem, hoje e sempre!
Essa similitude se deu desde a forma de sentir a Tradição, aos afagos da alma, na têmpera para enfrentar a vida, na coragem de se atirar contra os obstáculos, de abrir o caminho “no ombro”, como dissemos lá pela minha terra e um dia fez um semideus, para transformar um mar fechado em um caminho para o infinito!
Fazer parte do seio da ATDL não é só ter achado um Caminho, foi achar irmãos, casa, terra e vida, para hoje e sempre!!

VGD /|\ Lanon

Collège du Chaudron des Druides
11 Fevereiro, 2017

J’ai appris l’existence de l’ADTL il y a déjà plusieurs années lorsqu’il m’a été demandé d’accompagner mon Frère /I\ Adgnatios vers son Druidicat.
J’ai immédiatement apprécié sa valeur morale, son ardeur et sa détermination à porter notre Tradition Druidique en Lusitanie.
Nous avons alors favorisé le rapprochement de nos Assemblées et à ce titre plusieurs de nos compagnons de l’ADLT sont venus partager certaines de nos cérémonies. Ces rencontres conviviales nous ont permis au-delà des frontières de créer une véritable fraternité.
Fraternité renouvelée lors de la création en Terre d’Irlande, en Septembre 2016, de l’Alliance des Druides Celtiques, où nous avons eu l’occasion de rencontrer nos compagnons Lusitaniens parmi de nombreux compagnons du monde entier.
Aujourd’hui je suis à leurs côtés dans la mesure de mes moyens malgré la distance qui nous sépare pour soutenir leur détermination à faire vivre notre Tradition Druidique.

Uer-bena Druuis Euentia

Orden Druida Fintan
24 Fevereiro, 2017

Creemos que el Mundo está preparado para el resurgimiento de las antiguas espiritualidades pre-cristianas. Vemos como en diversos países europeos se restablecen cultos y se afianzan creencias. El Druidismo se reconoce como concepción religiosa seria (no como entelequia) en países como Canadá y Gran Bretaña y en nuestro propio país, contamos con el reconocimiento del Ministerio de Justicia de 3 asociaciones Religiosas Druídicas. Y es este contexto que vemos ilusionados el trabajo de las Ordenes Druidas serias, como la ATDL fundamentada en la Tradición Primordial y mantenedora de una concepción Druídica basada en la Religiosidad y en el carácter Sacerdotal de sus Druidas. Todos aquellos que nos conocen, saben que en Fintan guardamos con orgullo la Tradición Religiosa de nuestros hermanos de la C.C.C. y creemos en la necesidad de identificar el Druidismo como Religión y de asumir el compromiso que en consecuencia se deriva de ello. Nos alegra saber que en Portugal, los Druidas de la ATDL caminarán con dedicación, entrega e integridad, la Senda Religiosa del Druidismo.